Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um suplemento de Sabedoria ....

... é necessário ... como já escrevi no Blog Consciência Crítica na postagem  ´´  É notória a incapacidade das autoridades políticas ... ´´ ... para lidar, com proveito para a humanidade,  com a situação económico/financeira em que entramos . A partir do grito de alerta do Allan Greenspan ,  e da a eclosão da bolha imobiliária o mundo económico/financeiro mudou  . Na caracterização do fenómeno não podemos deixar de considerar o infausto episódio das Torres Gémeas ( 11 de Setembro ) , que levou a Nação Americana à uma guerra de alto custo material  , e baixo retorno , apenas para reaver o sono tranquilo da Nação impactada no seu brio , e na sua sensação de segurança ...e  essa, que era ilusória , jamais voltará ao patamar antigo ...felizmente para todos . Explico ... agora essa segurança terá que ser assentada em outras bases ... e é aí que a Sabedoria pode ajudar ! Essas novas bases de arrumação da economia mundial devem contemplar um rearranjo da situação económico /financeira das Nações emergentes , e tirar da miséria as NAÇÕES QUE PATINAM EM NÍVEIS INSATISFATÓRIOS . Levando a humanidade à um nível de equilíbrio suficiente ... e possível .Teríamos um período de Paz , no qual se poderia , depois de organizada uma força internacional de controle para assegurar a continuidade dessa  Paz , reprogramar as economias ... que desde tempos imemoriais são organizadas para a guerra ! ...   que agora seriam reorganizadas para a Paz ! A sabedoria exige ,que a maior contribuição do trabalho , seja para manter ,  e melhorar , a vida de todos ...e não para enriquecer voluptuosamente alguns inclusive depravados  .
Então volto a falar da Teoria dos Tipos de Existência , imaginada pelo meu Pai , o Dr Leonel de Andrade Velloso ,que se bem desenvolvida, administraria as nessecidades humanas , organizando -as de forma satisfatória ao alcance dos recursos gerados pela economia mundial . Um exemplo simples seria examinar os anseios de populações como as do Chifre da África e/ou da Ilha do Haiti , onde se deseja sobreviver ,e não atingir nessa vida ainda,  o padrão  do Amaricam Way of Life , ou qualquer outro de Nações mais desenvolvidas ... porém ,com  ao padrão mínimo especificado no tipo de existência básico para a raça humana,  teriam seus direitos assegurados ...certamente ficariam muito felizes ... e viveriam suas vidas longas ou curtas , conforme a natureza permitisse , bem gratos pela compreensão recebida . Assegurar com pinacotecas valiosas, que cidadãos como os Khans ,e/ou outros por aí afora,  possam fazer suas gracinhas alopradas , em suites suntuosas pagas pelos contribuintes, ou não , e se sair bem ... positivamente não seria um tipo de existência aprovável ! Bem , a ideia básica está posta ... sei que é quase utópica ...mas o momento requer ousadia nas propostas para que a mesmisse não pareça ser a única alternativa  possível. Não sou a favor da sociedade de classes como na Índia com sua mobilidade vertical nula ou quase ... mas um cidadão Indiano de projeção , argumentou recentemente , que as castas indianas resolvem melhor, se considerado um período suficientemente longo , o problema da distribuição de recursos económicos , que outros sistemas . Disse que , se solicitado,  provaria que os intocáveis indianos atuais estão bem melhor providos que seus ancestrais ...bom é preciso ver o que esse senhor afirma, com cuidado , pois os antigos intocáveis podem ter conhecido situações inadmissíveis,  mesmo para a época , e os atuais não estarem em situação definível como tipo de existência humana aceitável . Mas me chamou a atenção pois o argumento é que entre as economias liberais plenas de mobilidade , o problema não está resolvido , e lá um acréscimo visível ocorreu ... daí  a suposição de que o estímulo para mobilidade vertical acima das possibilidades dos sistemas económicos nacionais ,e mundial , pode ter gerado tais distorções inadmissíveis . Que a boa distribuição dos recursos geradora de Paz ,e segurança ... valores que todos almejam ... foi desta forma prejudicada  . Assim como a velocidade de circulação da moeda é  , o fluxo da mobilidade vertical entre as camadas sociais , pode ser também ,  uma variável a ser regulada . Pelo que sei , nos modelos atuais de gerenciamento económico , não é considerada dessa forma .
O modo de operar das economias liberais, é baseado no mercado , que opera com valores subjetivos ... os atuais sendo profundamente hedonísticos , injustos e paranóico , geraram  distorções no valor dos ativos , o que basicamente, no meu entender,  produziu a maldita bolha imobiliária  . Se acordado , uma negociação baseada no Escambo  faria um baipasse do sistema financeiro , possibilitando negociações com base em valores mais ajustados ao objetivo de construir um rearranjo global das economias, que assegurasse a Paz , e evitasse uma possível guerra - de custo bem maior... provável consequência da teimosia em tentar o retorno,  puro e simples,  às condições pré- bolha , e de continuar o modo de operar atual do mercado ... totalmente paranóico .
A humanidade desde o início gerou tribos , povos , nações , e civilizações ... baseadas na guerra , como fato inevitável . Atingimos agora , depois de duas grande guerras  ,e uma longa e estressante guerra fria , esse patamar gelatinoso que pede reorganização ... temos a ONU ,  E OUTRAS ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS DE NEGOCIAÇÃO  QUE NÃO TÍNHAMOS NO PASSADO então podemos tentar ... dirão que é justamente isso que vem sendo feito sem grande progresso ...mas eu replico : o momento presente , se conscientizado, pode ser único ... vale tentar considerando ainda que a tecnologia atual favorece ... essa postagem com um clik será distribuída por todo o planeta onde houver Internet ... esse blog ,e o Consciência Crítica somados, em 28 meses , já atingiram 3860 aberturas de página , em todos os continentes habitados, e em mais de 16 Nações, incluindo as mais desenvolvidas  . Portanto se pessoas competentes, e de boa vontade colaborarem ...vamos que vamos , Até mais , um grande abraço ! 
PS : link da postagem mencionada para conhecimento do leitor  É notória a incapacidade das autoridades políticas ...

Nenhum comentário: